Quem Sou Eu

 



Vanessa Furruma é uma  jovem de nacionalidade moçambicana, activista social, aspirante a defensora dos direitos humanos, de 24 anos de idade, estudante finalista do curso Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane.


Conheceu o mundo do activismo aos 14 anos na escola Secundária da Machava -Sede, com o projectos Geração-Biz focada na rapariga e que tinha como intuito a luta contra casamentos e gravidezes precoces, luta contra a disseminação do Vírus do HIV-Sida entre adolescentes e Jovens.  Desde então tem dedicado o seu activismo a contribuir para melhoria da vida pública,  das necessidades reais da comunidade. Para si, o activismo representa um mecanismo de apoio,  suporte, de luta, de esperança e sobretudo de mudança social a quem realmente precisa, como forma de combate contra injustiças, tratamentos parciais, entre outras formas de invalidar o outro.


Em 2022 fez parte da Fundação MIICAIA, organização não governamental que defende os interesses da minoria, e apoia os projectos locais em todas as esferas da dimensão humana, saúde,  saneamento,  defesa e acolhimento das pessoas com deficiência. Seus projectos envolvem pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos, independentemente da sua orientação sexual, etnia, raça,  etc...pela inclusão e o bem estar de todos. Tendo em 2023 sido legalmente formada como agente filantrópica mesma mesma Fundação.

Trabalhou em vários dos seus projectos, garantindo que os objectivos dos projectos fossem alcançados com sucesso.


Em 2024, movida pela paixão de promoção e defesa dos direitos humanos, filiou-se a Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) instituição de direito público, alicerçada em 4 pilares: promoção dos direitos; defesa dos direitos humanos; planificação e mecanismo nacional de prevenção contra a tortura.


Actualmente,  Vanessa Furruma faz parte de uma das impactantes organizações nacionais,  onde, identificando-se com as suas causas, isto é, da plataforma Txeka-lá, tem contribuído para a promoção da voz de todo cidadão.

Este projecto lançado pelo Olho Cidadão promove a educação cívica,  participação politica, cidadania, paz, direitos humanos e Género,  Cuidando e zelando pela resolução dos reais problemas da sociedade.

Comments